A premiação de cinema BAFTA 2024 acontece neste domingo (18), no Reino Unido. Dando ênfase na indústria britânica, o evento contou com a presença de representantes da família real e também diversos nomes importantes do cinema.
Entre os indicados, o grande destaque é Oppenheimer, que foi nomeado 13 vezes, seguindo por Pobres Criaturas, concorrendo em 11 categorias. Outros filmes qeu brilharam incluem Killers of The Flower Moon e Zona de Interesse, que está em exibição nos cinemas brasileiros atualmente.
Considerado um dos principais termômetros para o Oscar, o BAFTA 2024 é uma das premiações de cinema mais importantes da temporada. A seguir, confira todos os filmes e artistas indicados, com os vencedores marcados em negrito.
Oppenheimer é o filme que recebeu mais indicações ao BAFTA 2024.
A relação será atualizada em tempo real durante a premiação:
Melhor filme
- “Anatomy of a Fall” — Marie-Ange Luciani, David Thion
- “The Holdovers” — Mark Johnson
- “Killers of the Flower Moon” — Dan Friedkin, Daniel Lupi, Martin Scorsese, Bradley Thomas
- “Oppenheimer” — Christopher Nolan, Charles Roven, Emma Thomas
- “Poor Things” — Ed Guiney, Yorgos Lanthimos, Andrew Lowe, Emma Stone
Melhor direção
- “All of Us Strangers,” Andrew Haigh
- “Anatomy of a Fall,” Justine Triet
- “The Holdovers,” Alexander Payne
- “Maestro,” Bradley Cooper
- “Oppenheimer,” Christopher Nolan
- “The Zone of Interest,” Jonathan Glazer
Melhor atriz coadjuvante
- Emily Blunt, “Oppenheimer”
- Danielle Brooks, “The Color Purple”
- Claire Foy, “All of Us Strangers”
- Sandra Hüller, “The Zone of Interest,”
- Rosamund Pike, “Saltburn”
- Da’Vine Joy Randolph, “The Holdovers”
Melhor ator coadjuvante
- Robert De Niro, “Killers of the Flower Moon”
- Robert Downey Jr., “Oppenheimer”
- Jacob Elordi, “Saltburn”
- Ryan Gosling, “Barbie”
- Paul Mescal, “All of Us Strangers”
- Dominic Sessa, “The Holdovers”
Melhor atriz
- Fantasia Barrino, “The Color Purple”
- Sandra Hüller, “Anatomy of a Fall”
- Carey Mulligan, “Maestro”
- Vivian Oparah, “Rye Lane”
- Margot Robbie, “Barbie”
- Emma Stone, “Poor Things”
Melhor ator
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Colman Domingo, “Rustin”
- Paul Giamatti, “The Holdovers”
- Barry Keoghan, “Saltburn”
- Cillian Murphy, “Oppenheimer”
- Teo Yoo, “Past Lives”
Artista em ascensão
- Phoebe Dynevor
- Ayo Edebiri
- Jacob Elordi
- Mia McKenna-Bruce
- Sophie Wilde
Melhor roteiro original
- “Anatomy of a Fall” — Justine Triet, Arthur Harari
- “Barbie” — Greta Gerwig, Noah Baumbach
- “The Holdovers” — David Hemingson
- “Maestro” — Bradley Cooper, Josh Singer
- “Past Lives” — Celine Song
Melhor roteiro adaptado
- “All of Us Strangers,” Andrew Haigh
- “American Fiction,” Cord Jefferson
- “Oppenheimer,” Christopher Nolan
- “Poor Things,” Tony McNamara
- “The Zone of Interest,” Jonathan Glazer
Melhor filme estrangeiro
- “20 Days in Mariupol” — Mstyslav Chernov, Raney Aronson Rath
- “Anatomy of a Fall” — Justine Triet, Marie-Ange Luciani, David Thion
- “Past Lives” — Celine Song, David Hinojosa, Pamela Koffler, Christine Vachon
- “Society of the Snow” — J.A. Bayona, Belen Atienza
- “The Zone of Interest” — Jonathan Glazer
Melhor filme animado
- “The Boy and the Heron” — Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki
- “Chicken Run: Dawn of the Nugget” — Sam Fell, Leyla Hobart, Steve Pegram
- “Elemental” — Peter Sohn, Denise Ream
- “Spider-Man: Across the Spider-Verse” — Joaquim Dos Santos, Kemp Powers, Justin K. Thompson, Avi Arad, Phil Lord, Christopher Miller, Amy Pascal, Christina Steinberg
Melhor documentário
- “20 Days in Mariupol” — Mstyslav Chernov, Raney Aronson Rath
- “American Symphony” — Matthew Heineman, Lauren Domino, Joedan Okun
- “Beyond Utopia” — Madeleine Gavin, Rachel Cohen, Jana Edelbaum
- “Still: A Michael J. Fox Movie” — Davis Guggenheim, Jonathan King, Annetta Marion
- “Wham!” — Chris Smith
Melhor filme britânico
- “All of Us Strangers” — Andrew Haigh, Graham Broadbent, Pete Czernin, Sarah Harvey
- “How to Have Sex” — Molly Manning Walker, Emily Leo, Ivana MacKinnon, Konstantinos Kontovrakis
- “Napoleon” — Ridley Scott, Mark Huffam, Kevin J. Walsh, David Scarpa
- “The Old Oak” — Ken Loach, Rebecca O’Brien, Paul Laverty
- “Poor Things” — Yorgos Lanthimos, Ed Guiney, Andrew Lowe, Emma Stone, Tony McNamara
- “Rye Lane” — Raine Allen-Miller, Yvonne Isimeme Ibazebo, Damian Jones, Nathan Bryon, Tom Melia
- “Saltburn” — Emerald Fennell, Josey McNamara, Margot Robbie
- “Scrapper” — Charlotte Regan, Theo Barrowclough
- “Wonka” — Paul King, Alexandra Derbyshire, David Heyman, Simon Farnaby
- “The Zone of Interest” — Jonathan Glazer, James Wilson, Ewa Puszczynska
Melhor estreia de produção, roteiro ou direção britânica
- “Blue Bag Life” — Lisa Selby (Director), Rebecca Lloyd-Evans (Director, Producer), Alex Fry (Produção)
- “Bobi Wine: The People’s President” — Christopher Sharp (Direção)
- “Earth Mama” — Savanah Leaf (Writer, Director, Producer), Shirley O’Connor (Producer), Medb Riordan (Produção)
- “How to Have Sex” — Molly Manning Walker (Roteiro, direção)
- “Is There Anybody Out There?” — Ella Glendining (Direção)
Melhor elenco
- “All of Us Strangers” — Kahleen Crawford
- “Anatomy of a Fall” — Cynthia Arra
- “The Holdovers” — Susan Shopmaker
- “How to Have Sex” — Isabella Odoffin
- “Killers of the Flower Moon” — Ellen Lewis, Rene Haynes
Melhor cinematografia
- “Killers of the Flower Moon,” Rodrigo Prieto
- “Maestro,” Matthew Libatique
- “Oppenheimer,” Hoyte van Hoytema
- “Poor Things,” Robbie Ryan
- “The Zone of Interest,” Lukasz Zal
Melhor edição
- “Anatomy of a Fall,” Laurent Sénéchal
- “Killers of the Flower Moon,” Thelma Schoonmaker
- “Oppenheimer,” Jennifer Lame
- “Poor Things,” Yorgos Mavropsaridis
- “The Zone of Interest,” Paul Watts
Melhor design de figurino
- “Barbie,” Jacqueline Durran
- “Killers of the Flower Moon,” Jacqueline West
- “Napoleon,” Dave Crossman, Janty Yates
- “Oppenheimer,” Ellen Mirojnick
- “Poor Things,” Holly Waddington
Cabelo e maquiagem
- “Killers of the Flower Moon” — Kay Georgiou, Thomas Nellen
- “Maestro” — Sian Grigg, Kay Georgiou, Kazu Hiro, Lori McCoy-Bell
- “Napoleon” — Jana Carboni, Francesco Pegoretti, Satinder Chumber, Julia Vernon
- “Oppenheimer” — Luisa Abel, Jaime Leigh McIntosh, Jason Hamer, Ahou Mofid
- “Poor Things” — Nadia Stacey, Mark Coulier, Josh Weston
Melhor trilha sonora original
- “Killers of the Flower Moon,” Robbie Robertson
- “Oppenheimer,” Ludwig Göransson
- “Poor Things,” Jerskin Fendrix
- “Saltburn,” Anthony Willis
- “Spider-Man: Across the Spider-Verse,” Daniel Pemberton
Melhor design de produção
- “Barbie” — Sarah Greenwood, Katie Spencer
- “Killers of the Flower Moon” — Jack Fisk, Adam Willis
- “Oppenheimer” — Ruth De Jong, Claire Kaufman
- “Poor Things” — Shona Heath, James Price, Zsuzsa Mihalek
- “The Zone of Interest” — Chris Oddy, Joanna Maria Kus, Katarzyna Sikora
Melhor Som
- “Ferrari” — Angelo Bonanni, Tony Lamberti, Andy Nelson, Lee Orloff, Bernard Weiser
- “Maestro” — Richard King, Steve Morrow, Tom Ozanich, Jason Ruder, Dean Zupancic
- “Mission: Impossible — Dead Reckoning Part One” — Chris Burdon, James H. Mather, Chris Munro, Mark Taylor
- “Oppenheimer” — Willie Burton, Richard King, Kevin O’Connell, Gary A. Rizzo
- “The Zone of Interest” — Johnnie Burn, Tarn Willers
Melhores efeitos visuais
- “The Creator” — Jonathan Bullock, Charmaine Chan, Ian Comley, Jay Cooper
- “Guardians of the Galaxy Vol. 3” — Theo Bialek, Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams
- “Mission: Impossible — Dead Reckoning Part One” — Neil Corbould, Simone Coco, Jeff Sutherland, Alex Wuttke
- “Napoleon” — Henry Badgett, Neil Corbould, Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet
- “Poor Things” — Simon Hughes
Melhor curta-metragem animado britânico
- “Crab Day” — Ross Stringer, Bartosz Stanislawek, Aleksandra Sykulak
- “Visible Mending” — Samantha Moore, Tilley Bancroft
- “Wild Summon” — Karni Arieli, Saul Freed, Jay Woolley
Melhor curta britânico
- “Festival of Slaps” — Abdou Cissé, Cheri Darbon, George Telfer
- “Gorka” — Joe Weiland, Alex Jefferson
- “Jellyfish and Lobster” — Yasmin Afifi, Elizabeth Rufai
- “Such a Lovely Day” — Simon Woods, Polly Stokes, Emma Norton, Kate Phibbs
- “Yellow” — Elham Ehsas, Dina Mousawi, Azeem Bhati, Yiannis Manolopoulos
E aí, qual seu filme favorito entre os indicados ao BAFTA 2024? Comente nas redes sociais do Minha Série!